segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ictiose Lamelar (Eritrodermis Ictiosiforme Congénita bolhosa)

Denominada epidermolítica devido às alterações na epiderme, está presente no nascimento, o gene é *autossômico dominante e mostra hiperqueratose acentuada. O recém-nascido tem aspecto diferente do bebé colódio e grandes áreas da epiderme são destacadas deixando a superfície bem sensível e dolorosa.
A herança dominante ocorre quando um gene anormal de UM dos pais provoca a doença, embora o gene correspondente do outro pai seja normal. O gene anormal domina o resultado do par de genes.
Os bebés nascem cobertos por membrana tipo filme, brilhante, castanho-amarelada, que lembra colódio, frequentemente resultando em ectrópio e eversão dos lábios. Dentro de horas esta membrana seca e racha, depois descasca dentro de 1 ou 2 dias, mas pode formar-se novamente várias vezes.

1 comentário:

  1. boa noite , primeiramente agradeço ao menos lerem meu email , eu tenho um trabalho sobre ictiose para realizar no colegio , voces teriam algum materia , fotos , videos e panfletos cartazes , e qualquer tipo de material me ajudadria a enriquecer e divulgar no colegio esta doença tao , dolorosa internamente . desde ja agradeço a atençao de voces . meu email é alexsandro_silva2005@yahoo.com.br

    ResponderEliminar