terça-feira, 27 de abril de 2010

Ictiose Bolhosa


ICTIOSE.
Desconhecia por completo o que queria dizer ou qual o seu significado. Como muitos, nunca tinha ouvido falar, até ao dia em que a minha filha grávida de 2 meses falou da doença de que era portador o meu genro.
Vi-a pela primeira vez no dia 7 de Setembro de 2009, cobrindo quase todo o corpinho, do meu neto. O Tomé nasceu com ictiose Bolhosa.
Procuramos ajuda junto da ASPORI que a Vera Beleza criou, dando o seu grito de Ipiranga, para dizer ao Mundo que os portadores desta doença rara, EXISTEM.
Esta ajuda, prestada de várias formas pela Associação, levou-nos até à Dra. Carolina Gouveia. Na sua consulta mostrou todo o carinho que dedica a esta causa e o estudo aprofundado que tem feito, para que esta doença não seja uma limitação para os que são portadores e para todos aqueles que lidam com ela. Deu-nos a conhecer o que a nível da Europa se faz, principalmente a necessidade de formação adequada para tratar os doentes. Para nós o mais difícil é o que fazer para minimizar o sofrimento e o mal-estar de um corpinho cheio de bolhas… Que fazer quando não existem respostas que curem! Sabíamos que a Dra. Carolina não nos iria dar a resposta que curasse, mas as suas indicações e os seus conselhos foram extremamente úteis para podermos continuar a tratar do Tomé, inclusive, até para o pediatra dele, que reconheceu a necessidade de contactar a Dra. Carolina para melhor orientar o seu conhecimento sobre esta doença. A sua disponibilidade, sempre que temos algo que não entendemos ou precisamos de um conselho tem sido muito gratificante, sabemos que podemos contar com Ela.
Bem hajas Vera pelo teu trabalho e dedicação, sei que terás sempre a força necessária para ti e para todos os outros que precisem de TI.
Bem-haja Dra. Carolina, que todo o seu empenho em prol desta causa faça nascer a esperança de um Futuro melhor para todos os portadores de ICTIOSE.
O meu menino de cristal AGRADECE.

A Avó do Tomé

Alda Maria

7 comentários:

  1. Olá,eu sou a Sandra e queria deixar aqui os parabéns à Vera porque apesar de tudo foi é e será sempre uma grande senhora.Depois de te ver no companhia das manhas percebi que mostraste todo o teu valor a quem maldosamente te chamava "Vera Escamas",e contavam a historia que a tua mae tinha esfregado um peixe na barriga e tinhas nascido assim(ignorancia de quem o fazia).Eu frequentei a escola primaria da cruz de pau e nao foi dificil ser descriminada por ser pobre.Fiquei muito orgulhosa por teres vencido na vida,a luta continua todos os dias e deste um grande passo para acabar com mitos sobre esta doença entre muitas outras.parabéns e se houver alguma maneira de eu poder contribuir contacta sm_dd@hotmail.com.beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá só vim aki dizer que teho um filho, hoje com 20 anos com esa doença, sofremos bastante tbm, mas hj ele tem enfrentado com muita luta as discrinações, em fim o pior de tudo é ainda o preconceito da pessoas
    abraços!

    ResponderEliminar
  3. Olá eu sou a Silvana e tbm gostaria e te dar os parabéns Vera, tenho marido e um filho (hj com 20 anos) portadores de Ictiose e sei bem o que passamos, este blog é uma luz na vida daqueles que perdem suas referências e lutam pela dificuldade da doença, o que pra mim o mais difícil é vencer o preconceito que ainda existe no coração das pessoas, tenho o maior orgulho do meu marido e do meu filho, são seres humanos maravilhosos que apezar de lutarem muito, são VENCEDORES!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela força ...
    De qualquer maneira gostaria de saber se a senhora reside em Portugal...
    Eu pessoalmente gostaria de ter contacto com o máximo de Portadores desta Patologia ....
    Se por acaso estiver interssada aqui tens os contactos da associação 911051969 ou aspori@portugalmail.pt

    Abraços para todos

    ResponderEliminar
  5. SOU BRASILEIRA, MORO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, ESTOU SEMPRE PROCURANDO INFORMAÇÕES SOBRE ICTIOSE, MAS AKI ENCONTREI BEM MAIS DO QUE ISSO, ENCONTREI LUZ E AMOR, DUAS COISAS QUE NA MAIORIA DAS VEZES NNGUÉM SE PREOCUPA EM DAR.
    ENCONTREI MÃES QUE NÃO TEM VERGONHA, PELO CONTRÁRIO AMAM E ACEITAM SEU FILHO, EU JÁ SABIA QUE TERIA UM FILHO COM ICTIOSE E O QUIZ MUITO, E HOJE ELE É O MEU MAIOR TESOURO!
    BJOS!

    ResponderEliminar
  6. Veeruska eu mandei um email pra vc, não seise recebeste, sou brasileira, vivo em Porto Alegre no estado do rio Grande do sul,me mandei
    meus emails são
    siltesera@gmail.com
    silvana-tessera@hotmail.com
    abraços

    ResponderEliminar
  7. parabéns pelo site e espero que todos tenham força para despertar as mentes dos alquimistas capazes de descobrir a cura de uma doença que não mata mas mói...

    ResponderEliminar